Mudez Emocional

“Quando eu soltar a minha voz
Por favor, entenda
Que palavra por palavra
Eis aqui uma pessoa se entregando
Coração na boca, peito aberto
Vou sangrando
.

Mudez emocional é a incapacidade que algumas pessoas, ou TODAS ELAS, têm de dizer o que sente. Na maioria das vezes por puro medo de não serem aceitas, ou do julgamento que os outros vão fazer.

Bom, esse medo é real, pessoas julgam pessoas, pessoas são cruéis com pessoas. Você pode até demonstrar suas emoções de forma autêntica, espontânea, sem nenhum tipo de melindre, mas você pode sair machucado disso, e pode machucar também.

Falar o que se pensa, representar emoções de forma autêntica não significa que você pode dizer o que quer na hora que quer para quem quer (eu tenho que ler isso de novo e incorporar...rs). Isso pode se transforma em crueldade, e aí temos que ter cuidados com os sentimentos dos outros, pois o coração do outro não é brinquedo, então às vezes o silêncio cai bem.

Quando dizer o que se quer, quando não omitir sentimentos, quando calar? Isso só você vai saber. É o velho equilíbrio de cada um, o bom senso; mas saiba que ser autentico não é machucar quem está na sua frente.

É preciso CORAGEM. Tanto para falar, quanto para calar.

Este final de semana ouvi a seguinte frase: “Coragem, a força que vem do coração”... lindo isso não!? E verdadeiro.

Li um livro (Escutando Sentimentos), onde a autora fala a respeito da mudez emocional, e também da surdez emocional. Segundo ela, não sabemos falar de nossas emoções porque não conseguimos escutar nossos sentimentos. Às vezes não queremos se quer pensar em algo ruim. Quantas vezes falamos : “Não quero nem pensar nisso”, sabe o que eu acho, PENSE SIM!!! Aceite seus pensamentos, todos eles, eles representam você, seus pensamentos são verdadeiramente quem você é. Se você não gosta do que está passando pela sua cabeça, meu amigo, não vai adiantar trocar de xampu! Entenda por que estes pensamentos estão aí, o que trouxe eles pra você, o que os está mantendo aí?

E aquela história de que não vai pensar, para não atrair... me desculpe. Eu tenho plena convicção de que o pensamento atrai as energias que sintonizam com ele, mas neste caso a energia que você estará atraindo é a de entendimento, é a de solução da questão.
Não adianta a gente fingir que eles (os pensamentos) não estão lá, é pior... eles vão te assombrar quando você menos esperar.

Nenhum comentário:

Todos
os esquerdos reservados. Se copiar alguma coisa, me avisa tá!? Deixe uma mensagem!
Namastê!