Yoga? Eu nunca fiz!

Então seja muito bem vindo!
A escolha pelo Yoga, seja como mera atividade física, ou como uma espécie de terapia, ou para os mais conscientes, como uma nova filosofia de vida, significa de qualquer forma, uma escolha pela mudança. Algo que não está bom como está, tem que melhorar. Pelo menos na maioria dos casos dos alunos que chegam até minhas aulas.
Ou o aluno quer complementar suas atividades físicas com alguns exercícios de alongamento, e isso pra ele já está muito bom, ou está precisando acalmar a mente, colocar os pensamentos em ordem. Se livrar do estresse.

Alguns chegam com certo receio achando que Yoga é uma espécie de ceita ou religião, coisa de gente meio esquisita. E aí chegam avisando: “não sei se vai dar pra continuar, mas vim fazer uma aula só pra ver como é, aí quem sabe um dia...”. Outros chegam falando: ”Eu vou ficar mais calma não é?!”, mas essa pergunta não é assim... de forma ... tranqüila... é quase uma ameaça!

Sem querer entrar nesse mérito, a mudança e o tamanho dessa mudança em sua vida, depende de você, de sua disciplina, do seu esforço, não do seu professor. Independente do motivo que o levou a escolha. Tudo é mudança, é um novo mundo que se apresenta.

Qualquer um pode fazer – Sim, qualquer um pode fazer Yoga: vesgo, cego, surdo, mudo, gordo, magro, com deficiência física, desde que RESPEITE OS SEUS LIMITES! Faça o que pode, não o que todos conseguem e não se sinta envergonhado, ou diferente por isso, aliás você é diferente mesmo, diferente de mim, do seu amigo, dos seus pais, somos todos únicos, e nossos corpos também.

Você sabe cantar? Talvez; mas você canta como Elis Regina, ou Milton Nascimento, talvez não, mas isso não impede que você cante não é?! Você é mudo?! Pois que lindo o seu silêncio. Algumas pessoas fazem coisas lindamente, outras fazem mais lindamente ainda. Todos temos nossa beleza, nossos dons raros. Não tente imitar o outro, seja você. Li a pouco tempo, mas não lembro quem disse: “Insista em você! Não tente imitar”.

Na primeira aula o aluno fica muito atento, quase tenso. Movimentos diferentes e que seu corpo não está acostumado a fazer. Torce pra lá, torce pra cá, segura aqui, segura ali, relaxa isso, suavidade, atenção, respire... Ainda tem que respirar?! Eu adoro quando os alunos me perguntam isso: “Ainda tem que respirar?”. É Muito engraçado! No final acaba virando uma descoberta, perceber o que seu corpo consegue e o que não consegue fazer. Seus limites, a evolução ...

Alguns iniciantes ficam completamente desajeitados, desconfortáveis nas novas posturas, mesmo que seja apenas ficar sentado respirando. Às vezes penso: esse não volta nunca mais, mas chega a próxima aula... “né que o danado volta!”.

Melhor do que testemunhar a evolução de novos alunos que já tinham pelo menos ouvido falar sobre Yoga, é ver pessoas que não tinham idéia do que era Yoga e que nunca tiveram contato com ele, se aproximando desse novo mundo. Eles fazem as aulas literalmente sorrindo, olhos brilhando, atenção total. Interessam-se por cada novo assana, dedicam-se a cada posutura, e até inventam novas... é verdadeiramente uma festa. É brincar com o corpo.

Com uma prática regular e adequada de Yoga, sua coluna e articulações irão ganhar flexibilidade, seu corpo estará mais alongado, livre de tensões, você passará a respirar melhor, as dores no corpo diminuem, devido ao aumento da produção de endorfina, você adquire consciência corporal, o sono melhora, aumenta sua vitalidade e disposição, melhora sua postura e o equilíbrio, não só físico, mas diante da vida. Seu humor melhora, sua concentração também... você adquire paz interior.


A sensação após uma aula de Yoga é fantástica. Seu corpo tem mais vida, mais energia. Parece que tudo foi mexido (e foi). Por dentro e por fora. E o sono? Lembro até hoje da minha primeira noite de sono após minha primeira aula de Yoga: Inexplicável. Dormi profundamente, maravilhosamente bem. Você pode chegar tenso como for a uma aula de Yoga, a cabeça pode estar a mil, você pensou em não ir a aula naquele dia umas mil vezes, aliás nem sabe porque é que veio, mas acredite, alguma coisa dentro de você sabe exatamente porque é que você está ali.

Namastê!

Nenhum comentário:

Todos
os esquerdos reservados. Se copiar alguma coisa, me avisa tá!? Deixe uma mensagem!
Namastê!