Os 6 sentidos

Sentidos. Palavra que lembra sentimento, sentir, fazer sentido... sentidos.
É através dos cinco sentidos que nos relacionamos com o mundo externo. Percebemos suas mensagens, sua existência, mantemos contato, trocamos sensações.
Quantos são esses sentidos? Dizem que são 5 (cinco). Será?! Os cinco sentidos clássicos são o tato, o olfato, o paladar, a visão e a audição. Mas para mim, e para muita gente também, existe um 6º (sexto) sentido, que é “o sentido”.

Tato

É através deste sentido que sentimos o mundo a flor da pele... Sentimos a energia das coisas quando tocamos nelas, sua força, sua suavidade. É através dele que tocamos o mundo, somos tocados. Sentimos o calor dos momentos de tensão, o frio dos momentos de tristeza, o arrepio de tantas outras emoções.
Pela superfície das mãos sentimos a energia fluindo, indo na direção determinada por nossa vontade.
O tato é o sentido do presente, do estou aqui e agora.
É o pé na areia da praia, o vento no rosto, o calor dos corpos.


Olfato

Cheiros. Perfumes. Quantos cheiros perdidos na rua, no meio da multidão nos chegam de repente e num passe de mágica nos transportam para uma época de nossas vidas já arquivado em nossas memórias. Quantas saudades um cheiro pode trazer.
Um cheiro pode ser uma máquina do tempo que lhe leva a uma viagem instantânea, mas é uma viagem tão sutil que num segundo ela acaba, é algo mágico.
Cheiro de terra molhada, cheiro de chuva, cheiro de mar, cheiro de café da manhã, cheiro da pessoa amada.


Paladar

Gosto do gosto das coisas doces, mas o que seria do doce da vida, se não fosse o amargo?! Esse não é o meu sentido preferido, a não ser pelo prazer que ele me proporciona ao comer brigadeiro, mas deve ter quem ache ele o máximo.


Audição

Música para os ouvidos, palavras agradáveis, outras nem tanto, sussurros, gritos, o som do nosso nome na voz de alguém especial.
Uma música pode nos levar a viagens extraordinárias, seja para galáxias distantes, ou “galáxias internas”, lugares absolutamente fantásticos.


Visão

Um dos meus preferidos (o tato é o outro), pra mim esse é o sentido do futuro. Quanta esperança colocamos num olhar, quantos sonhos, quanta vontade de que algo bom venha.
“Janelas da alma” (onde será que está a porta?). E quanta coisa passam por nossos olhos, algumas desapercebidas, outras muito percebidas, às vezes não da forma correta, mas enfim, no ponto de vista do momento (literalmente).
O pôr do sol, o amanhecer, pessoas, lugares, o sorriso de uma criança, o olhar de um animal, o olhar de alguém...


O sentido que não tem nome ou o 6º sentido.

Pra mim o mais importante de todos, e nem nome tem... veja você!
Este sentido também lhe conecta com o mundo externo, mas para isso você tem que conseguir sentir e perceber todo o seu mundo interno primeiro.: Se tocar, se ouvir, sentir seu cheiro, olhar para você, e por que não, sentir seu gosto (se descobrir como é que faz isso, me fala).

O sexto sentido é o sentido da intuição, da mediunidade, da percepção extra sensorial, é o algo mais que todos possuímos, assim como possuímos os cinco sentidos básicos, mas a maioria de nós ainda não sabe como utilizá-lo, como desenvolvê-lo.

No dia que conseguirmos usar os seis sentidos, ainda não seremos deuses, mas estaremos bem próximos de sermos humanos de verdade, nos reconheceremos não pela visão, mas pela energia que transmitimos, pelos pensamentos que emanamos.

Não consigo nem imaginar a quantidade de coisas que poderemos perceber, ser e fazer no dia que nos sentirmos completos, no dia que conseguirmos, pelo menos sentir nossos seis sentidos. Seis? Só? Será?!

Do quanto mais somos possíveis de sentir do mundo externo e não temos se quer a noção...

Nenhum comentário:

Todos
os esquerdos reservados. Se copiar alguma coisa, me avisa tá!? Deixe uma mensagem!
Namastê!