Svádhisthána Chakra

Seis pétalas de cor laranja conectadas a seis nádís. No centro um círculo com uma lua crescente. Contempla-se também ao centro o varunabíja, Vam, e a Deusa regente é Rakíní-Shakti sentada sobre um peixe. Seu elemento é a água. Seus bíjamantras para as pétalas são: Bang, bhang, mang, yang, rang, e lang. O plano cósmico (loka) relacionado é bhúvarloka (plano astral). Seu váyu é apána. As glândulas associadas são as gônadas. Os vrttis e suas raízes acústicas (consoantes do alfabeto sânscrito) são os que se seguem:

1. Avajiná (indiferença, desprezo), ba.
2. Múrcchá (torpor mental, falta de bom senso), bha.
3. Prashraya (tolerância, indulgência), ma.
4. Avishvása (falta de confiança), ya.
5. Sarvanásha (sentimento de impotência, frustração), ra.
6. Kruratá (crueldade), la.

-swádhisthana significa o “fundamento de si próprio”. Swá significa “seu, próprio” e ádhisthana significa “base, fundamento”.
- localizado na acima dos órgãos sexuais (abaixo do umbigo) e se origina na região coccínea.
- representados por 6 pétalas.
- bíja mantra: vam
- atua nas gônadas (testículos e ovários)
- hormônio: estrogênio e testosterona.
- elemento (tattwa): água (apas)
- forma geométrica do elemento: meia lua
- faculdade sensorial: paladar

Outras associações

O svádhistánachakra está associado no corpo físico com a pélvis, a lombar, o sistema reprodutivo e circulatório, rim, bexiga, a próstata e o plexo hipogástrio. O paladar e o apetite são os sentidos associados e seus órgãos respectivos, a língua e a boca; contudo, os órgãos de ação são as genitais.
A influência pela aromaterapia são as essências de sálvia, jasmim, rosa e sândalo. O óleo para massagem é o de lavanda. Alimentos ricos em vitamina E, melão, pepino, grãos e sucos vegetais são indicados para uma dieta associada a este chakra. Seu dosha associado é kapha.
Hatha Yoga: a) ásanas – seqüência do chandra namaskár (saudação à lua), chakravakásana (tigre, gato e movimentos associados), hanumanásana (macaco), kapotásana (pombo), baddha konásana (borboleta), gharbásana (criança com joelhos afastados), chaturanga dandásana (prancha), dandásana (bastão), upavishtha konásana (ângulo sentado com pernas abertas em flexão), bhujangásana (cobra), ardha bhujangásana (esfinge), makarásana (crocodilo) e shalabhásana (gafanhoto); b) pránáyáma – anuloma viloma; c) mudrás – varuna, yoni, shanka, samputa, budhi e adhomerudánda; d) bandha – uddíyána bandha (contração abdominal para dentro e para cima).
Imagens associadas a experiências com este chakra são: energia da lua, oceano, rios e lagos, prazer, sensualidade, nutrição, desejo, mudança, emoções e a aceitação da sexualidade.
Fonte: http://yogaestudoscomplementares.blogspot.com/2008_05_01_archive.html

Nenhum comentário:

Todos
os esquerdos reservados. Se copiar alguma coisa, me avisa tá!? Deixe uma mensagem!
Namastê!